12.8.11

Paiêêêêê....

     É,  na hora do aperto esse é o grito que sai lá de dentro. Seja aos 4 anos ou aos 40;  em situações simples ou complicadas, e só chamar que o pai aparece. Quando criança, tentando resolver um problema de matemática que você já apagou 3 vezes e não consegue a resposta - ou já adulto quando o  carro enguiça no meio de uma avenida movimentada em plena hora do rush e você não sabe o que fazer – pai é aquele com quem você pode contar. 
 
     Pai parece o gênio da lâmpada só que melhor – tem vezes que você não precisa nem chamar – ele aparece só de você pensar nele. Me lembro, ainda pequena, das vezes quando tinha um “problemão” pra resolver e não conseguia dormir. Eu entrava no banheiro a noite, acendia a luz e ficava ali, sozinha, esperando o sono vir. Meu pai sempre aparecia nessas horas e conversava comigo até as preocupações ficarem leves que nem fumaça e irem embora. E se hoje, depois de grande, tenho problemas, sei que posso contar com esse mesmo amor, constantemente ao meu lado.

     A doçura de hoje não tem chocolate – especialmente para aqueles pais que não podem comer essa delícia dos deuses, como o meu. É a Cheesecake. De aparência elegante e com textura rica, mas ao mesmo tempo leve, a Cheesecake é uma torta simples, mas completa – não precisa de extras ou acompanhamentos. É versátil - basta mudar a cobertura e você tem uma sobremesa nova – e viciante. Taí mais uma sugestão da Maria Fumaça pro almoço com o pai herói no domingo.

     A música que acompanha essa doçura é quase um hino na verdade. “Stand by me” já foi gravada e regravada centenas de vezes, por artistas famosos e outros desconhecidos. Sua melodia gentil tem um “quê” mágico, como se trouxesse alento, alegria e emoção pra sua alma – e sua letra simples mas cheia de significado resume o que a gente quer dizer pra quem ama nos momentos de necessidade, tristeza ou medo – fica comigo. Nem preciso dizer por que escolhi essa música para homenagear os pais né? Simplesmente emocionante.

  
     Essa gravação foi feita com músicos de vários países envolvidos em um projeto muito legal chamado “Playing for a Change”.  Eles querem espalhar a paz através da música, conectando o mundo através das canções - http://playingforchange.com/. O site tem muitos vídeos interessantes e uma linda gravação de “Imagine” com a participação de vários músicos brasileiros. Se você ainda não conhece vale a pena conferir. E já que estamos falando de amor de pai, no vídeo de "Stand by me" preste atenção no pai dançando abraçado com a filhinha no colo - quanto chamego!
    Esse link aqui http://youtu.be/wsxB_NfxNto é da mesma canção “Stand by me” gravadas nas ruas de Paraty (RJ) em junho desse ano, quando os artistas de “Playing for a Change” estiveram no Brasil para participar de um festival. Bem no final os artistas se juntam ao público e arriscam cantar o refrão em português – “Fica Comigo”. Imperdível!