27.11.11

Vem chegando o Natal!

     Esse mês que antecede o Natal é minha época favorita do ano. Eu adoro escutar as clássicas canções de Natal que são regravadas a cada ano por artistas diferentes. Decorar a árvore de Natal e pendurar luzes coloridas nas janelas; escrever e enviar cartões de Natal, montar o presépio, assistir antigos filmes com histórias de Natal estão entre as atividades prediletas. Depois que os filhos vieram o Natal se tornou ainda mais divertido e enviar as cartas para o Papai Noel com a lista de presentes passa a ser prioridade. 

     Já há alguns anos temos uma tradição aqui na casa dos Borowik – assar biscotinhos e decorá-los com motivos natalinos. Usando glacê de diferentes cores, confeitos e muita criatividade, as crianças – e nós adultos – decoramos os biscoitos que depois servirão de presentes especiais para amigos e até enfeites artesanais para nossa árvore de Natal. É um momento maravilhoso para criar lembranças com sua família que vão durar para sempre.

      E tem ainda as comidas tradicionais natalinas. Só de pensar fico com água na boca. Nozes de todos os tipos, frutas secas, rabanadas, peru, castanhas portuguesas, bacalhau – hummm! Venho de família portuguesa e quando criança a fatura da mesa de Natal sempre me impressionava. Minha avó era uma cozinheira de mão cheia e não deixava nenhum espacinho vazio na mesa - ela aproveitava cada centímetro e desfilava os mais variados pratos e guloseimas.

     A Maria Fumaça vai estar fazendo várias postagens com algumas das doçuras que estaremos oferecendo neste Natal de 2011. A primeira delas é a Árvore de Brownie –brownie clássico – com chocolate meio-amargo e uma porção extra de nozes – decorado com chocolate e confeitos que lembram uma árvore de Natal e embalado em uma caixa ou lata para presente. Criatividade, bom gosto e sabor em um só presente.


    Para acompanhar nossa árvore temos um vídeo bem humorado. Há uns três anos atrás dois amigos me apresentaram um grupo do qual me tornei fã - o  “Straight no Chaser” – dez americanos que cantam “a cappella” – ou seja usando apenas suas vozes, sem o acompanhamento de nenhum instrumento.

     Originalmente o grupo foi formado na Universidade de Indiana. Eles fizeram uma apresentação amadora em 1998 e oito anos depois, um dos integrantes do grupo postou um vídeo desta apresentação na internet  para que os amigos pudessem assistir. O vídeo se tornou um sucesso absoluto, acessado mais de 13 milhões de vezes, sendo visto inclusive por um executivo da Atlantic Records que acabou por gravar o primeiro cd do grupo em 2008.  Desde então eles gravaram outros cds com um repertório que vai de canções de Natal, clássicos da música americana e hits da música contemporânea. Eles já gravaram dois CDs inteiramente dedicados a canções de Natal e esse “The Christmas  Can-Can” é uma canção que usa a melodia do tradicional can-can com letra e arranjos originais com o tema de Natal. É fantástica – não deixe de ouvir!




      Se tiver interesse em encomendar algo especial para sua ceia, jantar de confraternização, para dar de presente para amigos ou simplesmente para desfrutar dos sabores que só o Natal tem, entre em contato por e-mail ou telefone.