15.9.11

Brownie para o finalzinho do inverno

     Como está fazendo frio aqui no Rio! Não posso reclamar por que, depois de muitos anos morando em São Paulo, o inverno no Rio de Janeiro é, na verdade, um prazer. Gosto de acordar cedinho de manhã, olhar pela janela da cozinha e ver as nuvens rolando montanhas abaixo. As crianças ainda dormindo, a casa silenciosa e o friozinho gostoso convidam para uma bebida quentinha e um bom soul na vitrola – ou melhor, no Ipod. Humm, muito bom! 

     Artistas de soul  e R&B têm sido meus constantes companheiros na cozinha ultimamente. As canções densas e melodiosas, falando de amores inalcançáveis, corações partidos e sobre superação em momentos de dificuldade, me inspiram e eu posso ouví-las por horas a fio sem cansar. 

     Em se falando de comida, algo que posso fazer sem me cansar é procurar novas receitas de brownies: adoro! O brownie clássico já é maravilhoso, mas encontrar maneiras de torná-lo ainda mais gostoso, adicionando ingredientes às vezes até inusitados, é uma atividade pra lá de prazerosa.

     

      Esse é o Turtle Brownie – o nome Turtle vem de um tradicional confeito de chocolate e caramelo em que as nozes ficam salientes e cuja textura faz lembrar o casco de uma tartaruga. As nozes nesse tipo de brownie são adicionadas uma vez que o brownie já esteja quase a ponto de sair do forno e depois ele é coberto com uma renda de caramelo e ganache de chocolate meio-amargo.  Uma delícia! Esse tipo de brownie fica ainda mais gostoso – se é que isso é possível – no dia seguinte, quando o caramelo e o chocolate endurecem e as nozes criam uma cobertura crocante simplesmente irresistível. O problema é conseguir esperar até o dia seguinte para comer. Aqui em casa geralmente, uma vez que o brownie sai do forno, não sobra nem uma migalhinha para o dia seguinte.
     Para acompanhar, o vídeo de hoje é de um músico inglês chamado James Morrison. Talentoso como compositor e com uma voz rouca e suave, ele é um daqueles artistas que você escuta o cd de cabo a rabo sem pular nenhuma faixa.  Ele é considerado uma das grandes expressões do gênero "blue-eyed soul". A canção “Right by your side” é parte de seu novo cd e eu garanto que você não vai se cansar de escutar.