12.5.13

Dia das Mães!



           Várias vezes eu escutei: você só vai passar a entender seus pais quando tiver seus próprios filhos. Fato. Digo mais, pelo menos no meu caso, agora que tenho  06 pimpolhos, garanto que entendo minha mãe como nunca. 

          Entendo os momentos de preocupação até que eu voltasse para casa depois de uma festa – muito embora eu soltasse sempre a pérola:  “ Não se preocupe mãe, daqui a pouco estou aí”. E olha que na minha época não tinha celular! Aflição garantida até que eu colocasse o pé em casa. Momentos em que ela, como quem não queria nada, perguntava quando me via assistindo Sessão da Tarde: “Amanhã você não tem prova minha filha?” E eu respondia: “Tenho sim mãe, mas é a mesma matéria do teste e eu já estudei tudinho em detalhes”. Momentos em que, depois de me ver tirando 14 diferentes blusas do armário, 03 calças e 01 saia e no final escolher um vestido, tentando manter a calma ela dizia: “Filha, você pretende guardar essas roupas que não vai usar quando?” Só para ouvir: “Não esquenta mãe, quando voltar eu guardo tudinho”. E, é claro que, não acreditando em uma palavra que eu disse, depois que eu saía ela pacientemente entrava no campo de batalha que era meu quarto e carinhosamente arrumava as peças de volta no armário.
 
          Agora vejo minha vida em flashback e entendo minha mãe enquanto enfrento os mesmos problemas, preocupações e desafios ao educar meus filhos. Frases que eu ouvia ontem, hoje me pego repetindo: "Você não é todo mundo" "Leva o casaco" "Vai lavar seu prato" "Eu não sou sua empregada" "Quem vai?" "Desliga essa televisão" "Vem comer antes que esfrie" "Arruma seu quarto" "Toma cuidado" "Qualquer coisa me liga" "Já fez dever de casa?" "Vai dormir que amanhã tem aula" "Vê se não chega tarde" "Já avisou seu pai?"" Tira esse pijama minha filha, que já são 3 horas da tarde!" e por aí vai.

          Mas passo também pelas mesmas alegrias – alegrias imensas que o tempo não apaga. Momentos que hoje, relembro com alegria e conto vez após vez para meus filhos que dizem meio entediados: “Mãe, você já me contou essa história.” “Não faz mal meu filho, um dia quando você tiver seus filhos, você vai entender”.


          A doçura desse Dia das Mães é a que eu vou levar de presente para minha mamãe: um bolo delicioso de côco – molhadinho, fofinho e doce na medida certa. Sem cobertura, sem recheios mirabolantes escorrendo, sem frescuras mas não com menos sabor e carinho. Bolo de bolo como dizia minha avó - simples e perfeito como amor de mãe, que não precisa de mais nada para ser delicioso. Bolo simples assim – bolo de vó. Ou será bolo de mãe? Mãe que hoje em dia é avó – a mãe e avó mais açucarada do mundo. Te amo mãe!


           E o vídeo de hoje tinha que ser do John Mayer – Daughters. Aí você me pergunta: porque tinha que ser? Porque essa canção fala de filhas que se tornam mães. E porque a minha filha gosta muito dessa música também. Ou será só porque sou uma fã incondicional do John Mayer? De qualquer forma, esse é o vídeo do cardápio de hoje. E tenho certeza de que mães e filhas ficarão juntas até o final para degustar cada pedacinho do vídeo e ouvir essa voz calmante do John Mayer. 

          E afinal hoje eu posso escolher o vídeo que quiser, simplesmente porque hoje é meu dia também né? 



          Feliz Dia das Mães!



No comments:

Post a Comment